Captura de imagens do ecrã

Já alguma vez precisou de utilizar uma imagem que aparece no ecrã do seu computador? Pode ter sido, por exemplo, um botão de uma barra de ferramentas, um aspecto de um filme, uma janela de um programa, um ícone, etc… Hoje vamos ver como é possível fazer tudo isso de uma forma simples e rápida.

O Mac OS X oferece aos utilizadores duas formas de capturarem as imagens que aparecem no ecrã. A primeira delas é um programa chamado Captura, que se encontra na pasta Utilitários, dentro da pasta Aplicativos. Esse programa permite “fotografar” uma janela, todo o ecrã ou apenas parte deste. Quando iniciamos esse programa, no entanto, não nos aparece qualquer janela. O acesso a todas as suas funções é feito através do menu do aplicativo.

Uma outra forma, mais indicada para quem precisa de fazer captura do ecrã com bastante frequência, é utilizar atalhos de teclado. Para quem vem do Windows, poderá parecer estranho, num primeiro momento, que não haja uma tecla com as letras “PrScr” ou “Print Screen”. Na verdade, apesar de não haver uma tecla dedicada à captura de ecrã, o sistema de captura de imagens do ecrã do Mac OS X é muito mais completo e mais poderoso do que o de qualquer versão do Windows. Vejamos então os principais atalhos de teclado disponíveis:

Maçã + Maiúsculas (Shift) + 3

Capturar todo o ecrã. Se houver algum monitor externo ligado ao Mac, são criadas duas imagens separadas em simultâneo. As imagens são guardadas num ficheiro, na Mesa.

Maçã + Maiúsculas (Shift) + 4

Capturar apenas uma parte do ecrã. Depois de pressionada a combinação de teclas, aparece um cursor em forma de cruz para efectuar uma selecção rectangular. A imagem é guardada num ficheiro, na Mesa.
Maçã + Maiúsculas (Shift) + 4
(seguido de Barra de Espaços)
Capturar apenas uma janela. Pode ser utilizado para capturar widgets do Dashboard, gavetas, inspectores ou caixas de diálogo. Depois de pressionada a Barra de Espaços, aparece um cursor em forma de câmara fotográfica. Basta clicar uma vez no elemento que se quer fotografar, e a imagem será guardada num ficheiro, na Mesa.

A todos estes atalhos de teclado é possível ainda acrescentar um modificador. Se for pressionada em simultâneo a tecla Control (CTRL), a imagem é copiada para a área de transferência em vez de ser guardada num ficheiro. De seguida, podemos colá-la directamente em qualquer programa de edição de imagem, ou mesmo no Pages ou no Keynote.

Posted on Setembro 1, 2008, in Tutoriais. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: