Quando os vídeos da Net não dão…

Uma dificuldade com que se deparam muitas vezes os utilizadores do Mac tem a ver com a reprodução de alguns ficheiros de vídeo, particularmente no formato WMV. Contrariamente ao que muitos leitores poderiam pensar, o problema não é causado pelo MacOS X, mas sim por uma prática monopolista da Microsoft – e uma má escolha de software por parte dos produtores de conteúdos.

Para que melhor se perceba o que aqui vai dito, convém explicar primeiro que na área do vídeo digital há dois grandes formatos de ficheiros: o Quicktime da Apple, e o WMV da Microsoft. Como não podia deixar de ser, a Apple disponibiliza o Quicktime não só para Mac, mas também para Windows. Deste modo, os ficheiros de vídeo criados nesse formato, num Mac ou num PC, são facilmente lidos em ambos os sistemas. Já a Microsoft optou por adoptar uma estratégia mais fechada sobre si mesma: o Windows Media Player, necessário para reproduzir os ficheiros WMV, é desenvolvido apenas para Windows.

Por este motivo, é recomendável que os conteúdos disponibilizados na Internet se baseiem no Quicktime, em vez do WMV, por forma a assegurar que todos conseguem visualizá-los correctamente. Infelizmente, ainda parece haver muitos webmasters que ainda não se aperceberam deste facto (incluindo estações de rádio e televisão).

A solução?

Em primeiro lugar, sempre que nos deparamos com um problema na visualização de vídeos devido ao uso de formatos como o WMV, devemos contactar os produtores de conteúdos (ou os responsáveis pelos sítios da Internet onde eles são disponibilizados) informando-os do tipo de problemas verificados na visualização dos vídeos e explicando-lhes que existe uma alternativa (Quicktime) que permite abranger um público mais vasto que o WMV.

Em segundo lugar, convém apetrechar o Mac com algum software gratuito que pode revelar-se muito útil:

Flip4MacFlip4mac
Este é um programa essencial. Fornece ao Quicktime suporte para a reprodução de uma boa parte dos ficheiros WMV (desde que não estejam protegidos pelo sistema DRM).
Download grátis em:
http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/player/wmcomponents.mspx

Perian
PerianÉ um componente relativamente recente, mas cujos criadores afirmam fornecer ao Quicktime o suporte para a reprodução de vários formatos de vídeo.
Download grátis em: http://www.perian.org

Actualização do FlashPlayer
Flash PlayerSe não consegue visualizar correctamente os vídeos de sites como o YouTube, pode suceder que não tenha instalada uma versão actualizada do FlashPlayer, da Adobe. Convém ter sempre a última versão.
Download grátis em:
http://www.adobe.com/shockwave/download/index.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash&P2_Platform=MacOSX

RealPlayer
Real PlayerMuitos sítos da Internet usam os formatos RealAudio e RealVideo para emissões em tempo real. Convém ter sempre a última versão do Real Player.
Download grátis em:
http://forms.real.com/real/player/blackjack.html?platform2=Mac%20OS%20X&product=RealPlayer%2010&proc=g3%E2%8C%A9=&show_list=0&src=macjack

DivX
DivXO DivX é um codec de compressão de vídeo muito utilizado nos PC’s para conseguir enviar num CD filmes que normalmente ocupariam um DVD. É outra daquelas coisas que convém ter, para o que der e vier…
Download grátis em: www.divx.com

VLC
VLCAbsolutamente indispensável. É um leitor de áudio e vídeo que “conhece” um grande número de formatos. Tem as suas falhas ocasionais, é certo. Mas, às vezes, quando tudo o resto falha, basta abrir o VLC para que um certo ficheiro vídeo seja reproduzido correctamente.
Download grátis em: www.videolan.org/

MPlayerMPlayer
Também altamente recomendável. Permite ver filmes em ecrã completo sem precisar de comprar o Quicktime Pro.
Download grátis em: www.mplayerhq.hu/design7/dload.html

Posted on Setembro 2, 2008, in Tutoriais. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: