Novidades Snow Leopard (3ª Parte): OpenCL!

Com processadores gráficos que ultrapassam velocidades de um trilião de operações por segundo, são capazes de consideravelmente mais do que apenas desenhar imagens. O OpenCL no Snow Leopard é uma tecnologia que possibilita aos programadores a entrada na ampla potência de computação actualmente disponível no processador gráfico e utilizá-la para qualquer aplicação.

OpenCL

A grande potência de GPUs.

Durante os últimos anos o desempenho da unidade de processamento gráfico (GPUs)GPUcresceu exponencialmente medido em gigaflops. As actuais GPUs mais rápidas têm capacidade para mais de um teraflop, tanto como o super computador ASCII RED, do tamanho de uma divisão, que existia há 12 anos atrás.

Uma mudança gráfica no desempenho.

Agora uma nova tecnologia no Mac OS X Snow Leopard denominada OpenCL pega no poder dos processadores gráficos e torna-o disponível para computação geral. Os processadores gráficos não estarão mais limitados a aplicações intensivas em gráficos, como jogos e modelação 3D. Em vez disso, assim que os programadores comecem a utilizar o OpenCL nas suas aplicações, irá experienciar um discurso bastante melhorado numa ampla gama de aplicações.

Por exemplo, é possível incorporar técnicas de modelação sofisticadas em software de contabilidade e finanças pessoais. As aplicações multimédia podem efectuar operações complexas e intensivas com ficheiros de vídeo e gráficos maiores. Os jogos podem ter simulações físicas mais precisas. E os cientistas e investigadores podem enfrentar problemas bastante mais desafiantes utilizando os seus computadores Mac do dia-a-dia.

Optimizado para a tarefa.

O OpenCL é automaticamente optimizado para o tipo de processador gráfico no Mac, ajustando-se à potência de processamento disponível. O OpenCL proporciona uma precisão numérica consistente, corrigindo um problema que se verificou na programação baseada em GPU no passado.

NVIDIA AMD intel

Linguagem baseada em C familiar com suporte padrão.

XcodeOpenCL significa Open Computing Language. Trata-se de uma linguagem de programação baseada em C com uma estrutura familiar aos programadores, que podem simplesmente utilizar ferramentas para programadores Xcode para adaptar os programas para trabalharem com OpenCL. Não é necessário reescrever totalmente as aplicações para utilizar o OpenCL. Necessitam apenas de reescrever as partes da aplicação mais intensivas em termos de desempenho no OpenCL C. A grande maioria do código de aplicação pode permanecer inalterado. O melhor de tudo, o OpenCL é uma norma aberta suportada pelos maiores nomes na indústria, incluindo AMD, Intel e NVIDIA.

Leia o resumo técnico do OpenCL

Posted on Agosto 24, 2009, in Sem categorias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: