Alternar entre Aplicações e Janelas num MAC

Num sistema MAC, dispomos da combinação CMD+TAB para alternarmos entre aplicações abertas, idêntica à no sistema Windows.

Mas num sistema MAC esta combinação apenas alterna entre as aplicações e não entre as janelas de cada aplicação. Isto é, se tivermos duas janelas abertas do Safari mais 3 folhas de cálculo do Numbers, o CMD+TAB apenas alternará entre o Safari e o Numbers, mostrando apenas a última janela aberta de cada aplicação.

Na realidade o sistema MAC prevê essa situação e dispõe de uma tecla de atalho para alternar entre as várias janelas da mesma aplicação: CMD+` (Command + acento para trás).
Quem tem um teclado em Português PT verificará que esta combinação de teclas não faz muito sentido, não só porque o acento para trás se encontra do outro lado do teclado, como necessita de carregar Shift para chegar ao acento (CMD+SHIFT+`). Mas porquê?

mac_key

//

A resposta prende-se com a disposição do teclado US:
Conforme poderão observar, o acento para trás encontra-se em cima do TAB, muito mais na linha de usabilidade pretendida. Assim, num teclado US, CMD+TAB alterna entre as aplicações, CMD+`alterna entre as várias janelas da aplicação activa, o que se torna muito prático em situações em que o exposé não o é (por exemplo copiar e colar vários excertos de texto de uma janela para outra, inclui aplicações e janelas em modo “hide” que o exposé não mostra, etc).

Num teclado PT, temos o ʻ§ʼ em cima do TAB. Logo, apenas teremos que alterar a tecla de atalho CMD+` para CMD+§, o que já deveria vir por defeito (essa combinação está livre).

Para tal, basta aceder às System Preferences -> Keyboard -> Keyboard Shortcuts -> Keyboard and Text Input. Duplo click clique em cima da combinação CMD+` à frente de “Move focus to next windows on appl…”, e digitar no teclado a nova combinação: CMD+§.

mac_key_01

A partir deste momento, já poderão alternar entre todas as aplicações e janelas abertas sem recorrer ao exposé ou rato.

Posted on Junho 21, 2010, in Tutoriais. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: