Jailbreaking e Rooting passam a ser legais nos EUA

Passou a ser legal, nos Estado Unidos, quebrar as protecções impostas pelos fabricantes de software e hardware que compõem os smartphones. Esta medida foi hoje anunciada pelo US Library of Congress como uma excepção a uma lei federal de 1998. Esta lei declarava que era proibido, aos utilizadores, ultrapassar medidas técnicas que fossem colocadas pelas empresas, com o objectivo de prevenir o uso não autorizado de material protegido por copyright. Esta unidade do governo Norte Americano, que é responsável pelo Copyright Office, revê e autoriza excepções a cada três anos para garantir que a lei castra situações de utilização legal de material protegido.

Como afecta esta lei o mercado dos smartphones?

Na prática, esta medida vem garantir que todos os proprietários de iPhones, Androids e ou outros smartphones, possam quebrar as protecções impostas e usar esses dispositivos da forma como bem entenderem.

No caso do iPhone a quebra dessas barreiras permitirá que os seus utilizadores passem a poder instalar aplicações que a Apple não contempla e autoriza na sua App Store. Na verdade esta medida só vem tornar legal uma prática que era já seguida por muitos utilizadores e que libertavam os seus iPhones das regras impostas pela Apple.

A Apple nunca procurou agir criminalmente sobre estes utilizadores, mas sempre alertou que o jailbreaking alterava o correcto funcionamento dos seus equipamentos e que ilibava a companhia de qualquer mau funcionamento dos mesmos.

A situação dos utilizadores de Android é ligeiramente diferente pois a Google teve uma abordagem própria e desde sempre permitiu que os utilizadores instalassem aplicações de qualquer origem, não estando estes limitados ao seu Market. Ainda assim, passa a ser possível aos utilizadores alterarem as ROM’s que estão instaladas para permitir as alterações que entenderem.

O porta-voz da Apple, Natalie Kerris, declarou que a empresa está preocupada com o jailbreaking pois esta prática pode tornar o iPhone instável e não confiável.

“O objectivo da Apple foi sempre garantir que os utilizadores tivessem a melhor experiência possível na utilização dos seus iPhones e agora, com o jailbreaking esta experiência pode ser severamente degradada”.

São por isso aguardadas medidas por parte da Apple que visem a diferenciação de utilização entre equipamentos presos e equipamentos desbloqueados.

Para além desta medida foram ainda anunciadas outra que visam libertar um pouco as imposições que as empresas têm aplicado.

Estas são algumas que se salientam:

  • Os proprietários de telefones podem quebrar mecanismos de bloqueio por forma a poderem alterar de operador.
  • É possível serem ultrapassados mecanismos de segurança, em jogos de vídeo, por forma a investigar ou corrigir falhas de segurança.
  • Pessoas com deficiências visuais podem quebrar protecções em livros electrónicos por forma a que elas possam usar software de leitura de texto ou ajudas similares

Estas medidas seriam bem-vindas no seio da Comunidade Europeia pois são lógicas e protegem os consumidores, evitando que estes estejam presos às imposições das grandes companhias. Ao adquirirmos um equipamento ou um software, não nos devem ser impostas regras que claramente violam o mercado livre. A Apple nesse sentido tem seguido uma postura de isolamento e afastamento da concorrência sob a capa da protecção dos utilizadores.

17 novos países que recebem o novo iPhone

Esta notícia é uma excelente medida para todos os utilizadores do iPhone nos Estados Unidos e um rude golpe para a Apple. O timming coincidiu com mais países a recebererm o novo iPhone. são mais 17 que sexta-feira vêm assim o iPhone 4 disponível.

São eles Austrália,  Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Singapura, Espanha, Suécia e Suíça.

Portugal não foi contemplado neste novo lote de países, uma politica que claramente não tem uma aceitação entre os aficionados da marca de Cupertino.

Posted on Julho 27, 2010, in Apple, iPhone/iPod Touch, Jailbreak, Notícias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: